Serviços

Atendimento em Psicologia Clínica

Realizamos atendimentos clínicos para todas as faixas etárias nas seguintes modalidades:
Atendimento Individual
Atendimento de Casal e Família
Atendimento em Grupo

Realizamos atendimentos nas seguintes abordagens:
• Terapia Familiar e de Casais
• Terapia do Luto
• Cuidados Paliativos
• Assistência Multiprofissional ao Comportamento Suicida
• Intervenção em Situações Críticas
• Teoria do Apego
• Terapia Cognitivo-Comportamental
• EMDR – Desensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares
• Brainspotting
• Mates – Programa de Regulação do Cérebro

Atendimento em Psiquiatria

O Instituto Acalanto conta com médicos psiquiatras parceiros para o atendimento nesta especialidade. O psiquiatra é um profissional especializado em saúde mental e o encaminhamento é realizado quando observa-se a necessidade de avaliação, prevenção, tratamento e diagnóstico de diversos transtornos mentais.  Auxilia o indivíduo na busca de uma vida funcional e com qualidade. 

Orientação Profissional

Trata-se de um processo de avaliação em que são realizados testes e entrevistas que pretendem conhecer características e habilidades do indivíduo, bem como de seu contexto familiar, e apontar profissões em que possa melhor aproveitar seus atributos.

Capacitação Profissional

O Instituto Acalanto é pioneiro no Espírito Santo na capacitação de profissionais sobre diversos temas em saúde mental, como por exemplo, terapias de reprocessamento, luto, trauma, comportamento suicida e sua prevenção, emergências e desastres. Além de organizar cursos de formação em EMDR, Brainspotting, Mates – Programa de Regulação Emocional, sua equipe está disponível para desenvolver cursos sob medida para sua instituição.

O Instituto Acalanto promove e apoia eventos científicos de grande porte. Fique por dentro de nossas atividades e acesse mais informações em: https://site.acalantovix.com.br/eventos/

Consultoria

Nossa proposta de trabalho neste contexto atua de acordo com a necessidade do momento e da empresa ou organização, sendo possível atuar em situações de emergências e desastres, situações que envolvem luto, ou até mesmo montar um plano de ação para cuidado e saúde mental dos colaboradores e gestores, além de avaliar as necessidades psicológicas, psiquiátricas e laborais de forma individual, no contexto organizacional.

Intervenção em Situações Críticas

O Instituto Acalanto conta com equipe especializada em intervenção em situações críticas, emergências e desastres de naturezas diversas e em diferentes contextos e sua atuação pode envolver ações de primeiros socorros emocionais.

Responsabilidade Social

Em junho de 2005 foi criada a unidade de Vitória da Rede API – Apoio a Perdas (Ir)reparáveis, um trabalho voluntário que existe no Brasil há 22 anos. Desde o início a Unidade de Vitória/ES foi coordenada por Daniela Reis e Silva, Diretora do Instituto Acalanto, e junto de sua criação, trouxe a Rede API como uma de suas atividades, envolvendo toda a sua Equipe como profissionais colaboradoras desta iniciativa.

Para saber mais sobre a Rede API, acesse o link: https://linktr.ee/redeapi

  • 2020 – Chuvas no ES – Assistência aos Afetados pelas Chuvas no Sul do Estado do Espírito Santo em parceria com o Conselho Regional de Psicologia – 16ª. Região e a Defesa Civil do Espírito Santo. Contou com a parceria junto à Prefeitura Municipal de Iconha. pelo período de dois meses, realizando atendimentos individuais, familiares e comunitários em diversos locais, auxiliando no planejamento do gerenciamento da crise e no apoio aos gestores. Encerrado em função da pandemia.
  • 2020 – Guarujá – Coordenação da Equipe Voluntária de Psicologia, por ocasião de chuvas e deslizamentos, pelo período de duas semanas, em parceria com a instituição SOS Global e a Prefeitura Municipal do Guarujá. Encerrado em função da pandemia.
  • 2020 – Linha Telefônica de Suporte e Apoio Emocional/ES – 37 voluntários realizando atendimentos diariamente entre 21 de março e 20 de agosto, em intervenção de crise, oferecendo Primeiros Socorros Emocionais, tendo realizado em torno de 1700 atendimentos.